Este subprojeto do projeto Psicologia/Educação, tem por objetivo promover a participação social de adolescentes e jovens que se encontram em momento de transição de restrição de liberdade para a vida em sociedade, além de apoio pedagógico para os mesmos. Adolescentes a quem foi atribuída a autoria de ato infracional possuem, de modo geral, uma elevada distorção idade/série e alto índice de fracasso escolar e isso faz com que percam o interesse gerando uma relação conflituosa com a escola e uma desmotivação. Sem motivação não há aprendizado, quando o aluno sente vontade e prazer em aprender é porque está se sentindo motivado. Desse modo, o uso de diferentes recursos pedagógicos podem ser fortes aliados na promoção do desenvolvimento e motivação desses adolescentes. As intervenções se compõe de ações práticas, que ocorrem semanalmente, de modo virtual pela plataforma google meet. O tema das atividades propostas serão definidos a cada semana, sendo que, abordam um dos eixos temáticos propostos: atividades voltadas para o âmbito da: 1. Saúde mental, emocional e/ou espiritual e 2. Educacional: atividades que exploram e desenvolvem a criatividade, atividades pedagógicas; atividades que promovam o pertencimento, a autonomia e a participação social.
Integrantes
Samuel Loubach da Cunha Silvia Ferreira dos Reis Kamilla Moureira da Silva