Posts do fórum

Saruê
22 de jul. de 2021
In SUBPROJETOS
Este subprojeto do projeto Psicologia/Educação, tem por objetivo promover a participação social de adolescentes e jovens que se encontram em momento de transição de restrição de liberdade para a vida em sociedade, além de apoio pedagógico para os mesmos. Adolescentes a quem foi atribuída a autoria de ato infracional possuem, de modo geral, uma elevada distorção idade/série e alto índice de fracasso escolar e isso faz com que percam o interesse gerando uma relação conflituosa com a escola e uma desmotivação. Sem motivação não há aprendizado, quando o aluno sente vontade e prazer em aprender é porque está se sentindo motivado. Desse modo, o uso de diferentes recursos pedagógicos podem ser fortes aliados na promoção do desenvolvimento e motivação desses adolescentes. As intervenções se compõe de ações práticas, que ocorrem semanalmente, de modo virtual pela plataforma google meet. O tema das atividades propostas serão definidos a cada semana, sendo que, abordam um dos eixos temáticos propostos: atividades voltadas para o âmbito da: 1. Saúde mental, emocional e/ou espiritual e 2. Educacional: atividades que exploram e desenvolvem a criatividade, atividades pedagógicas; atividades que promovam o pertencimento, a autonomia e a participação social. Integrantes Samuel Loubach da Cunha Silvia Ferreira dos Reis Kamilla Moureira da Silva
1
0
10
Saruê
15 de jul. de 2021
In SUBPROJETOS
Trata-se de um grupo de trabalho vinculado ao Projeto de Pesquisa e Extensão Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Esse Grupo de Trabalho tem como objetivo planejar, executar e avaliar atividades interdisciplinares interventivas no contexto remoto junto aos/as estudantes de 4o e 5o anos da Escola Municipal Flor do Cerrado, localizada na área rural do Município de Planaltina de Goiás, e estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral do Centro Educacional 07 de Taguatinga. As ações primam pelo desenvolvimento da autonomia, da criatividade e pelo bem-estar socioemocional dos/as estudantes atendidos/as. Assente na ideia de que o atual contexto vivenciado em função da Pandemia da Covid-19 tem demonstrado a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que contribuam para formação global e holísticas dos/as crianças e adolescentes, desenvolvemos projetos interventivos que valorizam a voz de cada participante e seu contexto de vida no atual momento, de modo que os processos educacionais sejam entendidos, também, como oportunidades de promoção de saúde, que é o bem estar integral do indivíduo e dele em sua comunidade. O desenho metodológico que guia nossas ações é a pesquisa-ação, pois entendemos que esta é capaz de contemplar o rigor científico necessário à prática da pesquisa interventiva e prover itinerários metodológicos flexíveis e adequados ao momento de incerteza que vivemos. Situação: Em andamento. Natureza: Extensão. Integrantes: Raimunda Leila José da Silva; Bruno Cezar Alves da Costa; Naraline Martins Machado.
1
0
14
Saruê
15 de jul. de 2021
In AÇÕES COMUNITÁRIAS
0
0
2
Saruê
15 de jul. de 2021
In AÇÕES COMUNITÁRIAS
0
0
1
Saruê
15 de jul. de 2021
In AÇÕES COMUNITÁRIAS
0
0
1
Saruê
15 de jul. de 2021
0
0
2
Saruê
15 de jul. de 2021
0
0
1
Saruê
14 de jul. de 2021
In TUDO SOBRE O PROJETO
Responda o formulário abaixo e logo logo entraremos em contato! CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER (ou na abelha, a escolha é sua)!!!
Venha fazer parte! content media
0
0
18
Saruê
14 de jul. de 2021
In TUDO SOBRE O PROJETO
0
0
29
Saruê
14 de jul. de 2021
In TUDO SOBRE O PROJETO
0
0
15
Saruê
07 de jul. de 2021
0
0
6
Saruê
07 de jul. de 2021
In SUBPROJETOS
Nesse espaço, vamos socializar o que fazemos e o que descobrimos no subprojeto Ciênciaverso. Trata-se de um subprojeto do projeto de extensão e pesquisa Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão, da Faculdade UnB Planaltina. Baseia-se na concepção de que o desenvolvimento é, a um só tempo, um processo individual e, também, social. Individual, porque cada um e cada uma constrói a sua história a partir das interações que tece com os diferentes contextos socioculturais nos quais atua. E é social, porque a humanidade é um processo tecido em comunidade; portanto, o ser humano é sujeito biopsicossocial. Assente nessa ideia e na certeza de que a pessoa com deficiência e/ou transtorno e/ou altas habilidades pode compensar as consequências de suas dificuldades, por meio das interações sociais, o projeto Ciênciaverso objetiva prover atendimento educacional especializado, na modalidade remota, para estudantes, do Ensino Fundamental, Médio e Superior, de forma a prover mediações que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento de forma integral. Para isso, os atendimentos são feitos, por uma equipe de profissionais e estudantes da graduação, a partir da observação dos interesses e possibilidades de cada estudante, com o objetivo de complementar e/ou suplementar o processo pedagógico. Neste processo interventivo, há uma atenção particular a cada indivíduo, para que as suas especificidades, decorrente do desenvolvimento atípico, sejam consideradas e suas necessidades sejam atendidas, ao mesmo tempo em que nos importa suas idiossincrasias, como sujeitos humanos que agem, sentem e pensam. Como metodologia, usamos o delineamento da pesquisa ação que permite a personalização dos atendimentos ao mesmo tempo em que aponta para itinerários flexíveis de atuação conjunta com a equipe de intervenção e com o/a estudante em atendimento a fim de que processo de ensino e aprendizagem seja planejado, executado e avaliado de maneira colaborativa. *** Para publicar atualizações específicas de cada estudante, use as tags no título [FOX] ou [SABERTOOTH]. Se for mais geral, ou sobre os dois, não há necessidade de tag.
Ciênciaverso content media
0
0
18
S
Saruê

Saruê

Administrador
Mais ações